Muitas vezes, ao resolver exercícios ou ao realizar avaliações, os estudantes recorrem a formulários. A grande vantagem de um formulário é o "agrupamento sintetizado" de diversas equações, de forma a facilitar a análise e os cálculos relacionados a um determinado fenômeno ou assunto.
Todavia, justamente pelo fato de conter informações "sintetizadas", ou seja, sem muitas explicações e legendas, como as existentes em um livro, a consulta ao formulário poderá se tornar bastante ineficiente. Entenda-se por "bastante ineficiente" o grande tempo para se encontrar a equação adequada em determinado problema, o risco de não conseguir encontrar a equação adequada ou a dificuldade de interpretar corretamente cada um dos termos da equação.
É fato que tal ineficiência há de trazer consequências não desejáveis, como um consumo muito grande de tempo para estudar, a perda de foco, impedindo o estudante de atingir os objetivos do estudo, e no momento de uma avaliação a impossibilidade de se concluir todas as questões no prazo estipulado. (Já se deparou com tal situação, em que os alunos ficam virando e virando as folhas de um formulário, à busca de se encontrar algo que acaba-se por não ser encontrado?)
Para evitar que isto ocorra, é importante observar os passos seguintes:
- Primeiramente, estudar os fenômenos e conceitos referentes ao formulário, por exemplo, com o auxílio de um livro ou notas de aula.
- Familiarizar-se com a estrutura de todo o formulário e cada uma de suas partes, em especial, quando tratar-se de um formulário mais longo.
- Ter clareza das situações em quais cada equação pode ser aplicada.
- Ter clareza do significado de cada termo utilizado, principalmente, quando uma legenda de símbolos não acompanhar o formulário.
- Resolver diversos problemas, preferencialmente de categorias distintas, de forma a treinar a seleção da correta equação.
Seguindo estes passos, o uso do formulário há de se tornar bastante eficiente, garantindo que o estudante tenha um bom conhecimento dos fenômenos e conceitos envolvidos e que tenha sucesso na escolha da correta equação e da sua aplicação.
Formulário de Eletromagnetismo
Aqui na Engenhartis encontra-se disponível para download gratuito um formulário de eletromagnetismo, em dois formatos: A4 e brochura A5.
Para fazer o download, veja a página de Materiais Abertos.