Nosso foco está em associar a engenharia e a arte para oferecer produtos e serviços com qualidade.
Seguem nossa missão, visão e valores e, logo em seguida, algumas palavras a mais sobre "Engenharia e Arte", conforme o que acreditamos. Por fim, encontra-se um apontamento referente a um segundo propósito em nossos objetivos – o de contribuir com a divulgação de licenças, programas e dispositivos abertos e gratuitos.
Disponibilizar materiais abertos, didáticos e de aplicação real e oferecer serviços e treinamentos em áreas relacionadas à eletrônica e à informática, combinando engenharia e arte.
Ser uma boa fonte de materiais abertos em áreas relacionadas à eletrônica e à informática e ser uma boa referência para a prestação de serviços e ministração de treinamentos relacionados a estes assuntos.
A palavra Engenhartis é composta pela parte inicial da palavra engenharia e pela palavra artis, que significa "arte" em latim.
Tal composição foi feita devido à alta associação entre seus significados, conforme observa-se nas definições abaixo, segundo o dicionário Houaiss.
Engenharia: “aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano”; “construção, criação, execução de algo em que se utilize engenho e arte”.
Arte: “o conjunto dos princípios e técnicas característicos de um
ofício ou profissão”; “habilidade ou disposição dirigida para a
execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma
consciente, controlada e racional”; “produção consciente de obras,
formas ou objetos voltada para expressão da subjetividade humana, os
nossos sentimentos e opiniões, assim como para retratar as nossas
experiências, transmitir informações e semear beleza, divertimento e
reflexão”; “obra humana, de funções práticas ou mágicas, e
posteriormente considerada bela, sugestiva”.
Compondo e estendendo as definições acima, pode-se dizer:
“A engenharia utiliza engenho e arte para construir, criar e executar algo em benefício do ser humano e da natureza, de forma harmônica e bela.”
Além do foco principal, também temos o propósito de contribuir com a divulgação da filosofia (ou ideologia) de licenças, programas e dispositivos abertos e gratuitos.
Neste sentido, os materiais serão disponibilizados segundo alguma das licenças abertas, dentre as quais citam-se a Creative Commons 4.0 BY-SA, Creative Commons 4.0 BY, a GNU GPL v.3, a TAPR OHL 1.0, CERN OHL 2.0 e Solderpad HL 2.1, ou versões superiores.
Em adição, os programas utilizados para o desenvolvimento dos materiais e serviços também serão, prioritariamente, gratuitos e abertos, como é o caso, em especial, dentre outros, do KiCad EDA e do Lyx/Latex.
Estamos à disposição para ouvi-lo por meio do Formulário de Contato.